RSS

Obon: uma celebração aos antepassados

15 ago

Um costume budista do Japão de homenagear o espírito de seus ancestrais mortos

Agora em meados de agosto, bem no auge do verão, os japoneses viajam rumo à sua terra natal para o feriado do Obon, quando o povo relembra seus ancestrais mortos. Pelo antigo calendário, a celebração ocorre entre os dias 13 e 15 de julho. Já no calendário atual, ele ocorre de 1 a 3 de setembro. No entanto, a maioria das regiões celebram a data entre os dias 13 e 15 de agosto, quando as pessoas visitam o túmulo da família (ohaka-mairi) para limpá-lo e comunicar fatos novos, como nascimentos e uniões.

Geralmente o Obon começa na tarde do dia 12 ou 13 de agosto, quando uma lanterna com o símbolo da família é acesa para “recepcionar os mortos” (mukae-bi). O ritual é repetido todas as noites neste período e algumas famílias chegam a acender uma fogueira em vez da lanterna. Verduras e frutas são oferecidas no altar e figuras de animais feitas com berinjela e pepino, com patas de gravetos, também são colocadas: o pepino seria o cavalo, que traz o espírito dos mortos com rapidez, e a berinjela o boi, cujo caminhar é mais lento. Esses animais são chamados de “shouryou uma”. Depois de três dias, os espíritos voltam para o mundo dos mortos e a fogueira é acesa novamente, recebendo o nome de okuri-bi (fogueira da despedida).

Segundo a lenda, Maudgalyaayana (em japonês, Mokuren), discípulo do Buda Shakyamuni (Shaka), tinha o poder de visão mágica e viu a mãe morta no inferno. Ofereceu-lhe então comida, mas ao chegar a sua boca, o alimento pegava fogo. Pediu conselho a Buda, que disse que, fazendo oferenda a todos os monges, uma parte chegaria à alma da mãe. Assim, os budistas passaram oferecer comida aos monges. A dança bon-odori representa a alegria da mãe de Mokuren ao ascender ao céu. O obon originou-se do uranbon-e (do sânscrito ullanbana), celebração budista da Índia.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 15, 2013 em Novidades Kiboo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: