RSS

Bonecas japonesas: beleza e história

22 fev

ImageKokeshi são bonecas japonesas artesanais, feitas em madeira e pintadas à mão, reconhecidas como uma manifestação da arte folclórica do Japão e um dos símbolos da cultura japonesa no mundo. Há poucos registros sobre a origem e história antiga das bonecas japonesas Kokeshi. Acredita-se que elas têm suas origem na prática religiosa, porém poucas informações sobre sua história podem ser consideradas verdadeiras, pois a imaginação dos antigos japoneses criou diversas lendas (algumas até assustadoras) para a história das Kokeshi.

Lendas e mitos

Existem versões relatando que a Kokeshi seria a representação de uma lenda aterrorizante, de um período de intensa escassez de alimentos em que crianças teriam sido sacrificadas para a sobrevivência dos habitantes da região de Tohoku (norte do Japão). Por isso, a Kokeshi não teria braços e pernas.

ImageJá em Okinawa (ilha do extremo sul do Japão), a Kokeshi foi adotada como parte das cerimônias fúnebres de crianças que não atingiam 1 ano de idade. Era comum acreditarem que a alma do bebê morto fixava-se na boneca e os familiares então ofereciam doces, alimentos e origamis à Kokeshi, para que a alma não se sentisse perdida após a morte.

A história moderna das bonecas japonesas começou na parte final da Era Edo (1603-1867), na região de Tohoku (norte do Japão), famosa pelas suas águas termais. Artesãos locais (conhecidos como Kijiya, que significa carpinteiro em japonês), especializados em trabalhos de madeira e produção de utensílios domésticos como bandejas, começaram a fazer as bonecas Kokeshi para vender como lembranças aos visitantes da região durante os rigorosos invernos. Além de atuar como importante fonte de renda extra para os artesãos, acredita-se que as bonecas também eram usadas como ferramentas de massagem para os ombros pelos banhistas.

Fonte de referência: http://www.cozinhajaponesa.com.br/kokeshi-bonecas-japonesas/

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 22, 2013 em Novidades Kiboo

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: