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Saúde no prato

07 fev

ImageA qualidade de vida, saúde exemplar e longevidade de um grande número de japoneses está relacionada a uma alimentação saudável e equilibrada. Entre os principais ingredientes da culinária japonesa estão itens repletos de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Conheça alguns:

Peixe cru – O peixe não exposto ao calor contém um ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão. Alguns tipos de peixe, como a cavala (saba) e o salmão, possuem alto teor de ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol total e a ocorrência de alguns tipos de câncer. Também são ricos em proteínas e importantes fontes de vitamina B1, A, D e E, além de cálcio, sódio, zinco e fósforo.

Arroz – É a base da alimentação dos japoneses. O grão contém ferro e aminoácidos essenciais para o organismo. O arroz possui grande quantidade de vinagre, que ajuda a ativar a circulação.

Tofu – Fabricado com leite de soja, o Tofu é importante fonte de proteínas. É isento de colesterol, pouco calórico e possui fitoesteróides (substâncias que produzem efeito semelhante aos hormônios).

Umeboshi – Um antigo provérbio japonês já diz tudo: “Um umeboshi por dia e chegamos aos cem anos de vida”. Também contém substâncias com poderes antibióticos e de neutralizar o acúmulo de ácidos no organismo.

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Chá Verde – Segundo estudos, tomar pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia (com acompanhamento médico) reduz a possibilidade de ter um derrame. Além disso, a bebida é antibiótica e antioxidante.

Soja – São muitos os produtos no Japão feitos à base de soja, como Tofu, Missô, Shoyu, Nattoo e Age. Dependendo da época, o grão pode ser encontrado in natura, ou torrado como se fosse amendoim. Possui várias proteínas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom, além de prevenir doenças do coração, certos tipos de câncer e osteoporose. Vinte e cinco gramas por dia de Soja reduz o colesterol total em 9,3%; o de colesterol ruim, em 12,9%; e os triglicérides, em 10,5%.

Kombu – Alga muito rica em minerais. Ajuda na digestão das fibras.

Nori – Rica em vitamina A e proteínas. Este tipo de alga também possui cálcio, ferro, vitaminas B1, B2, C e D.

Fonte de referência: Redação/ipcdigital.com

 

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Publicado por em fevereiro 7, 2013 em Novidades Kiboo

 

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