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Arquivo mensal: fevereiro 2013

Bonecas japonesas: beleza e história

ImageKokeshi são bonecas japonesas artesanais, feitas em madeira e pintadas à mão, reconhecidas como uma manifestação da arte folclórica do Japão e um dos símbolos da cultura japonesa no mundo. Há poucos registros sobre a origem e história antiga das bonecas japonesas Kokeshi. Acredita-se que elas têm suas origem na prática religiosa, porém poucas informações sobre sua história podem ser consideradas verdadeiras, pois a imaginação dos antigos japoneses criou diversas lendas (algumas até assustadoras) para a história das Kokeshi.

Lendas e mitos

Existem versões relatando que a Kokeshi seria a representação de uma lenda aterrorizante, de um período de intensa escassez de alimentos em que crianças teriam sido sacrificadas para a sobrevivência dos habitantes da região de Tohoku (norte do Japão). Por isso, a Kokeshi não teria braços e pernas.

ImageJá em Okinawa (ilha do extremo sul do Japão), a Kokeshi foi adotada como parte das cerimônias fúnebres de crianças que não atingiam 1 ano de idade. Era comum acreditarem que a alma do bebê morto fixava-se na boneca e os familiares então ofereciam doces, alimentos e origamis à Kokeshi, para que a alma não se sentisse perdida após a morte.

A história moderna das bonecas japonesas começou na parte final da Era Edo (1603-1867), na região de Tohoku (norte do Japão), famosa pelas suas águas termais. Artesãos locais (conhecidos como Kijiya, que significa carpinteiro em japonês), especializados em trabalhos de madeira e produção de utensílios domésticos como bandejas, começaram a fazer as bonecas Kokeshi para vender como lembranças aos visitantes da região durante os rigorosos invernos. Além de atuar como importante fonte de renda extra para os artesãos, acredita-se que as bonecas também eram usadas como ferramentas de massagem para os ombros pelos banhistas.

Fonte de referência: http://www.cozinhajaponesa.com.br/kokeshi-bonecas-japonesas/

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Publicado por em fevereiro 22, 2013 em Novidades Kiboo

 

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O que fica liberado no rodízio japonês quando o assunto são calorias

Não foi à toa que a comida japonesa ganhou tanta popularidade: as especialidades são exóticas, porém saborosas, e oferecem boas opções para quem está de dieta. “A culinária oriental é rica em peixes de água fria, principalmente salmão e atum, que agradam a maioria”, fala a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Aqui, ela conta quais as delícias permitidas e as armadilhas do cardápio.

Degustação liberada para quem está de dieta:

465778_407477685963768_314159668628904_1239726_1535673327_o Sashimi de salmão: uma das principais especialidades da culinária japonesa, o sashimi de salmão está liberado, já que é grande fonte de ômega 3. Por ser servido fresco, é pouco calórico – cuidado para não exagerar no molho shoyu. Calorias: 66 por unidade.

 

• Sushi e temaki: as algas, que envolvem sushis e temakis, são ricos em fibras, minerais e antioxidantes. Fique atenta à porção de arroz que acompanha as especialidades e, no temaki, prefira o cream cheese à maionese. Calorias: 35 (por sushi de salmão) e 190 (por temaki de salmão). ahigawari

• Cogumelo (shimeji): rico em fibras e proteínas, o shimeji é uma ótima opção de entrada ou acompanhamento. Apenas tome cuidado com a manteiga. Calorias: 46 por porção de 50 gramas.

 

Se quiser manter o regime, evite:

• Yakissoba: apesar de ser rica em vegetais, a especialidade é feita com massa pré-frita, que contém mais gordura saturada. Além disso, o molho que acompanha o prato é rico em sódio. Calorias: 410 por porção.

• Rolinho primavera e guioza: as duas especialidades costumam ser recheadas com legumes, no entanto, não deixa de ser fritura. “No caso do guioza, já existe a opção assada”, sugere Cynthia. Calorias: 207 (por guioza) e 218 (por rolinho).

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Fonte: revista Boa Forma

 
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Publicado por em fevereiro 15, 2013 em Curiosidades da culinária

 

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A gente também pula carnaval

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Celebre a vida, comemore a paz e o amor, e depois venha recarregar as energias no Kiboo!

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Publicado por em fevereiro 12, 2013 em Comemoração

 

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Kiboo Sushi agora no Instagram

ImagePessoal, estamos também no Instagram!! Poste suas fotos curtindo as delícias do Kiboo e marque #KibooSushi. Em breve teremos promoções exclusivas para os seguidores da nova rede. 

 
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Publicado por em fevereiro 7, 2013 em Novidades Kiboo

 

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Saúde no prato

ImageA qualidade de vida, saúde exemplar e longevidade de um grande número de japoneses está relacionada a uma alimentação saudável e equilibrada. Entre os principais ingredientes da culinária japonesa estão itens repletos de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Conheça alguns:

Peixe cru – O peixe não exposto ao calor contém um ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão. Alguns tipos de peixe, como a cavala (saba) e o salmão, possuem alto teor de ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol total e a ocorrência de alguns tipos de câncer. Também são ricos em proteínas e importantes fontes de vitamina B1, A, D e E, além de cálcio, sódio, zinco e fósforo.

Arroz – É a base da alimentação dos japoneses. O grão contém ferro e aminoácidos essenciais para o organismo. O arroz possui grande quantidade de vinagre, que ajuda a ativar a circulação.

Tofu – Fabricado com leite de soja, o Tofu é importante fonte de proteínas. É isento de colesterol, pouco calórico e possui fitoesteróides (substâncias que produzem efeito semelhante aos hormônios).

Umeboshi – Um antigo provérbio japonês já diz tudo: “Um umeboshi por dia e chegamos aos cem anos de vida”. Também contém substâncias com poderes antibióticos e de neutralizar o acúmulo de ácidos no organismo.

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Chá Verde – Segundo estudos, tomar pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia (com acompanhamento médico) reduz a possibilidade de ter um derrame. Além disso, a bebida é antibiótica e antioxidante.

Soja – São muitos os produtos no Japão feitos à base de soja, como Tofu, Missô, Shoyu, Nattoo e Age. Dependendo da época, o grão pode ser encontrado in natura, ou torrado como se fosse amendoim. Possui várias proteínas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom, além de prevenir doenças do coração, certos tipos de câncer e osteoporose. Vinte e cinco gramas por dia de Soja reduz o colesterol total em 9,3%; o de colesterol ruim, em 12,9%; e os triglicérides, em 10,5%.

Kombu – Alga muito rica em minerais. Ajuda na digestão das fibras.

Nori – Rica em vitamina A e proteínas. Este tipo de alga também possui cálcio, ferro, vitaminas B1, B2, C e D.

Fonte de referência: Redação/ipcdigital.com

 

 
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Publicado por em fevereiro 7, 2013 em Novidades Kiboo

 

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Social Kiboo – cliques do final de semana

Social Kiboo - cliques do final de semana

Família reunida para comemorar os aniversários de fevereiro com um delicioso almoço no Kiboo! Parabéns para Ana Paula Rangel Costa, Artur Rangel, Alex Costa, Sérgio Araujo e Luciana Rangel. Muitas felicidades, paz e sucesso em suas vidas!

 
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Publicado por em fevereiro 4, 2013 em Novidades Kiboo

 

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