RSS

China e Japão: culinária especial para crianças

01 out

Tori Fry – frango empanado.

Hoje a equipe do Kiboo vai contar pra você que é criança – ou nem tão pequeno assim – um pouquinho das muitas curiosidades e lendas sobre a culinária e a população de dois gigantes asiáticos. Ou melhor, de dois países que ficam bem distantes do Brasil, num continente chamado Ásia.

Um é o Japão, a “terra do Sol nascente”. O apelido tem origem nos ideogramas, aqueles desenhos gráficos japoneses que formam o nome do país, e que de acordo com a tradução quer dizer “origem do Sol”. Tudo a ver!

Também vamos falar da China, o país mais populoso do mundo. Lá vivem 1.343.239.923 habitantes, é quase sete vezes maior que a população do Brasil. Ufa! Quanta gente, não é mesmo?

Conhecendo as diferenças

Apesar da proximidade geográfica, o Japão e a China possuem grandes diferenças culturais, e a culinária é um desses exemplos. E para lhe ajudar, vamos listar alguns pratos e suas origens. Só não vale esquecer de uma coisa: as duas são deliciosas e muito saudáveis.

Chop suey significa “pedaços misturados”. É um prato de origem chinesa, feito com carne e legumes, e servido com algum acompanhamento, como o arroz.

Frango Xadrez

Frango Xadrez é também de origem chinesa, é feito com cubos de frango, legumes, amendoim e temperos.

Gyosa é um pequeno pastel de origem chinesa, geralmente recheado com carne de porco e legumes. Pode ser frito ou cozido no vapor, e comumente é comido com shoyu.

Sashimi é um dos pratos japoneses mais famosos, é o conhecido “peixe cru”. São fatias finas de peixe ou frutos do mar, servidos com acompanhamentos como shoyu, gengibre e wasabi (pasta de sabor picante).

Sukiyaki é um prato japonês feito com carnes, ovo, vegetais e macarrão, cozidos em um molho especial.

Sushi é um prato de origem chinesa, no século 4 a.C, no sudeste da Ásia, onde era salgado e fermentado com arroz para preservá-lo. Chegou ao Japão no século 8, onde os consumidores japoneses preferiam comer o peixe com arroz. E assim nasceu a variante moderna japonesa, pode ter diferentes formatos e acompanhamentos, mas sempre tem como base o arroz de sushi. O tipo mais conhecido é o makizushi, que são os “rolinhos” de arroz, embrulhados em alga, com recheios que podem ser de legumes ou peixes.

Ideal para as crianças

Para as crianças, os nutricionistas sugerem que se ofereçam aos pequenos os pratos quentes. O Yakisoba (macarrão, vegetais e carne com shoyu) e o Teppanyaki (legumes, carne e arroz) são considerados perfeitos em termos de nutrientes para as crianças. Eles reúnem vitaminas e minerais, proteínas e carboidratos. Já os peixes têm ômega 3, importante para o desenvolvimento neurológico. Em relação ao uso do molho shoyu, a recomendação para os papais é a versão light do molho, que contém menos sal.

Harumaki – rolinho primavera.

Anúncios
 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: