RSS

Carpas – um pouco da mitologia oriental

22 set

Que ninguém duvide do quanto as crenças do povo japonês podem nos valer como incentivos para o nosso dia-a-dia. Por isso, hoje vamos falar do significado das carpas (Koi) segundo a tradição japonesa. Reza a lenda que, na época da desova, o peixe tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo). Para tal, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. Assim, se a carpa alcançasse o topo tornava-se um dragão.

Dessa forma, acredita-se que a carpa subindo significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades; e a carpa descendo significa objetivos alcançados, cumpridos. Por causa dessa simbologia é comum as pessoas tatuarem seus corpos com o desenho da espécie.

Para refletir

Outra característica interessante das carpas é que elas podem adaptar seu tamanho de acordo com o meio em que crescem. Sob esse olhar, o escritor brasileiro Paulo Coelho nos traz ótimas reflexões. Veja só o que ele diz:

“A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago. Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual. Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa”.

Assim como o escritor, a gente sabe que não é uma tarefa fácil, mas não impossível. Se inspire em mais essa fascinante história da sabedora oriental, a equipe do Kiboo Sushi torce para que você também alcance os seus objetivos.

Com informações: http://www.japaoemfoco.com.br

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em setembro 22, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , ,

Uma resposta para “Carpas – um pouco da mitologia oriental

  1. André

    agosto 25, 2013 at 8:32 am

    Linda história!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: