RSS

Sorvete, outra delícia da China

19 set

Nem precisar esperar o verão chegar, basta o tempo esquentar e logo vem aquela vontade de tomar um sorvete. Mas há também quem goste dessa delícia gelada em qualquer época do ano. Mas, você sabia que essa guloseima veio da China? E que o sorvete que consumimos hoje teve sua origem em uma mistura de neve e frutas feita há muitos séculos?

Há mais de três mil anos

Os registros mais contundentes sobre o nascimento desta iguaria revelam que há mais de três mil anos os chineses já faziam uma espécie de doce gelado com neve e frutas. Para tanto, tinham uma técnica especial de congelamento artificial e que deu origem às caldas geladas árabes chamadas de sharbet, e que, por sua vez, mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets. É o que conta a Associação Brasileira da Indústria do Sorvete (Abis).

É, mas a história não para por aí. De acordo com a fabricante de sorvetes Kibon, o doce chinês surgiu de uma disputa entre os cozinheiros do palácio real que buscavam eleger o inventor da receita mais saborosa e original. A vencedora foi uma mistura de neve das montanhas, suco de frutas e mel, servida ainda gelada.

Brasil

Em terras brasileiras, o doce chegou por meio de um navio norte-americano que aportou no Rio de Janeiro, em 1835, com 270 toneladas de gelo. Na época, dois comerciantes compram o tal carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Nascia então a primeira sorveteria brasileira.

Mas foi apenas em 1941 que o gelado passou a ser produzido em escala industrial no país, quando foi fundada na capital fluminense a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões da falida fábrica Gato Preto. A fábrica, já com o selo Kibon, iniciou sua distribuição em 1942 com seus carrinhos espalhando-se por toda a cidade. E, logo depois, pelo país inteiro.

Essa é mais uma delícia – gastronômica e cultural – da China que a equipe do Kiboo Sushi traz pra você. Até semana que vem!

Fontes: http://www.bbel.com.br; http://www.buongelatto.com.br

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 19, 2012 em Curiosidades da culinária

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: