RSS

Shichi Fukujin, os sete deuses da sorte

08 set

Shichi Fukujin são os sete deuses da sorte e da fortuna e precursores de conhecimento, riqueza, saúde, prosperidade, entre outros. Fazem parte da mitologia e da tradição japonesa relacionada ao Ano Novo – o Shougatsu. Assim como para nós, o Papai Noel e seu trenó, juntamente com as renas são referências do Natal, os sete deuses em sua arca, o Takarabune, que é o mesmo que arca do tesouro, são referências do Réveillon no Japão para trazer presentes, fortuna, felicidade e sorte.

Assim, é comum colocar uma imagem com as sete divindades na arca do tesouro, debaixo do travesseiro, na noite festiva, para trazer sorte para o ano que está começando. Outro fato interessante é que, entre os sete deuses, apenas o Ebisu um tem sua origem naquele país. Os outros seis são originários de outras culturas, como China e Índia, sendo assimilados ao longo dos séculos pela mitologia e cultura japonesa.

Conheça o sete deuses

Fukurokuju: Deus da felicidade, sabedoria, longevidade e fertilidade
Hotei: Deus da felicidade e abundância
Juroujin: Deus da longevidade
Bishamon: Deus da guerra e dos guerreiros
Ebisu: Deus dos pescadores, comércio e riqueza
Benzaiten: Deusa das artes e do conhecimento
Daikokuten: Deus da riqueza e prosperidade

Ebisu

O único com origem japonesa, o nome de nascimento é Hiruko e, segundo a crença, nasceu sem ossos, por causa da transgressão de sua mãe durante o ritual de casamento. Por ter nascido muito fraco e não conseguir andar, foi lançado ao mar em um barco antes de completar seu terceiro aniversário.

Um ainu – ou melhor, um índio. Sim, eles existem lá também – chamado Ebisu Saburo o encontrou e o salvou. Dessa forma, por ter vindo do mar é o deus guardião das viagens marítimas e também das plantações de arroz e agricultura em geral.

É considerado, ainda, o Deus dos pescadores, do oceano, e de crianças pequenas. Sua imagem é sempre relacionada a uma vara de pescar na mão direita e um peixe grande na esquerda. É dito ser filho de Daikokuten (Deus da riqueza e prosperidade) e, por isso, é frequentemente associado com ele.

Como se vê, a terra do sol nascente, assim como o nosso querido Brasil tem, na sua cultura, a crença em vários deuses. E viva a diversidade cultural de cada povo!

Fonte: Com informações http://www.japaoemfoco.com

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 8, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: