RSS

A origem do hashi

24 maio

Antes de começar qualquer refeição oriental, a primeira coisa que vem à nossa mesa são os hashis. Na hora do almoço ou do jantar eles estão fazendo a “ponte” entre o alimento e nosso paladar. Pois bem, de onde vem esse costume? Reza a lenda que os hashis começaram a ser usados pelos chineses (sim, eles não são invenção dos japoneses!) no ano 2.500 antes de Cristo e que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa.

Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos. Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.

E com quantos hashis se faz uma refeição? Se disse apenas um par, errou! Há palitinhos apropriados para cada tipo de comida, para cada membro da família e para cada tamanho de boca: masculina, feminina ou infantil. Dizem os japoneses que o hashi não faz parte da tradição de comer sushis e sashimis, isso é um hábito ocidental e o correto é consumir utilizando-se das mãos. Por essa você não esperava, né?

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 24, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: