RSS

Arroz: da mesa à história do Japão

17 maio

Não é preciso entender muito sobre culinária oriental para imaginar que o arroz, o gohan, é um dos principais alimentos do Japão. No entanto, engana-se quem pensa que o cereal tem um lugar apenas à mesa dos nipônicos. É ele que define o calendário japonês e as festividades do país, que acontecem principalmente na época do plantio e da colheita. Além disso, nas oferendas da família imperial para os deuses e nos pedidos dos japoneses por um próspero ano novo, o arroz está sempre presente.

Em 1918, o arroz foi responsável até pela queda do primeiro-ministro do país, Masatake Terauchi. Na época, o preço do produto disparou por causa do aumento do consumo local e diminuição da importação devido à Primeira Guerra Mundial. A venda do produto em algumas províncias chegou a ser proibida. Houve protestos para que ele fosse comercializado novamente e o preço ficasse acessível em 369 localidades de 41 províncias. Em Toyama, as pessoas chegaram a impedir navios de saírem do porto com o gohan. A pressão foi tão grande que o primeiro-ministro se sentiu obrigado a renunciar.

Como se não bastassem os fatos, os nipônicos dizem que há 88 deuses em um grão de arroz . Outros afirmam que são apenas oito e há quem diga que são 107. Qual é a quantidade certa é impossível de saber, o que temos certeza, é que o alimento fornece energia, é fonte de vitamina B e de proteínas. Além disso, a associação dele com o peixe, outro ingrediente muito usado nos pratos orientais, promete melhorar o humor.

É, se pensarmos em todos os nutrientes que esses grãos deliciosos possuem e no que eles representam no Japão, podemos dizer que o arroz é mesmo um alimento divino.

Fonte

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 17, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: