RSS

Sakura: o mais belo símbolo do Japão

11 abr

Elas anunciam a chegada da primavera da forma mais bela e delicada na Terra do Sol Nascente. As flores de cerejeiras ou sakuras, como são chamadas no Japão, duram apenas dez dias, mas são tão encantadoras que se tornaram um símbolo do país. Tão cultuada quanto a bandeira ou o hino do Japão, o florescimento das cerejeiras é tão esperado que uma agência meteorológica informa por meio de boletins na TV o momento exato que essas flores irão colorir as ruas do país.

Antes de se despenderem dos galhos e formarem um imenso tapete floral, os nipônicos as apreciam nos parques, ruas e praças do país no Hanami, um festival de contemplação das sakuras. A movimentação é tão grande que, por vezes, é difícil encontrar lugar para se sentar e apreciar o símbolo mais belo do Japão. Alguns japoneses chegam pela manhã e só vão embora à noite, afinal o florescimento das cerejeiras é um fenômeno lindo, porém breve.

De acordo com a lenda do arquipélago, a cerejeira é uma princesa que caiu nas proximidades do Monte Fuji e se transformou nessa bela flor. Sakura seria derivado do nome da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa “a princesa da árvore de flores abertas”. Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo de arroz e sua divindade (Sa). A segunda parte do nome, kura, faria referência à sua morada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 11, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: