RSS

O boneco japonês que traz dias de sol

21 mar

A chuva tem feito parte da nossa rotina nos últimos dias. Apesar de ser esperada nessa época do ano, como já dizia o poeta, há quem não goste nem um pouco dela. No Japão, há uma espécie de simpatia que diz espantar até as previsíveis águas que fecham o verão. Hoje o restaurante Kiboo Sushi vai falar um pouco desta crendice oriental.

Quando os nipônicos querem garantir um dia ensolarado, eles penduram um amuleto nas janelas, é o boneco Teru teru Bozu. Traduzindo o termo significa “brilha, brilha amiguinho”. O boneco branco representa um monge budista que fazia preces para que as chuvas parassem impedindo que as plantações fossem prejudicadas. De acordo com a lenda, certo dia ele não conseguiu que as tempestades cessassem, por isso ele teve a cabeça cortada. A exemplo do que teria acontecido, quando a simpatia não funciona, os japoneses também decapitam o boneco. Se der certo deve-se molhar a cabeça dele com saquê. Segundo a mandiga japonesa, o boneco também traz chuvas, se colocado de cabeça para baixo.

E aí, vai tentar fazer com que o sol brilhe com esta simpatia? É fácil, confeccione o seu boneco. Pegue uma toalha de cozinha, papel ou tecido, algodão para preencher a cabeça do boneco e uma cordinha ou barbante para amarrar a cabeça. Desenhe uma carinha feliz. Pronto! Agora é só esperar um dia ensolarado. Caso chova, coloque a cabeça do monge para rolar.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em março 21, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: