RSS

Os provérbios chineses

08 fev

“Escolha um trabalho que ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida” (Confúcio). Esse é um dos famosos provérbios chineses. Apesar de terem sido proferidos pela primeira vez há milhares de anos, eles continuam atuais, pois guardam conhecimentos universais. A frase que inicia o texto é de Confúcio, filósofo Oriental. A maioria dos provérbios tem origem em importantes filósofos ou na literatura. No entanto, muitos são de origem desconhecida e foram passados de geração para geração.

Uma curiosidade interessante é que embora esses verdadeiros ensinamentos cheguem até nós através de frases, na China eles são normalmente compostos por quatro ideogramas. É o máximo de informação em um mínimo de espaço. Alguns são entendidos de imediato, outros só são compreensíveis se o intérprete souber a origem do provérbio.

KAI JUAN YOU YI
Abrir Livro Ter Benefício

Durante a dinastia Song, o imperador Taizong escolheu um grupo de intelectuais para organizar uma grande enciclopédia. Tratava-se de uma coleção de mil volumes, classificados em cinqüenta e cinco assuntos. O próprio imperador reservou-se a tarefa de ler dois ou três volumes por dia. Algumas pessoas comentaram que, tendo o imperador tantos afazeres, ser-lhe-iam muito cansativas as leituras. Ao que ele respondeu: “Estou interessado na leitura e vejo que a leitura sempre me traz benefícios. Não me sinto cansado, absolutamente”.
Por Wang Pizhi, da Dinastia Song (960-1279).

Veja outros provérbios chineses

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em fevereiro 8, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: