RSS

Saquê: bebida dos deuses

18 jan

Em quase todas as partes do mundo quando as pessoas vêem um bêbado catarolando ou andando em zig-zag pelas ruas logo surgem as brincadeiras, piadinhas e até xingamentos. Mas no Japão, se o “bebum” tiver tomado um porre de saquê pega até mal reagir da forma que reagimos por aqui. Isto porque na Terra do Sol Nascente, bebe-se saquê para prolongar a vida e esquecer das preocupações. Além disso, quando ele surgiu os produtores não demoraram para dizer que o saquê é fabricado pelos deuses.

A bebida é tão importante por lá que faz parte até dos casamentos xintoístas. Na cerimônia, além das alianças, os noivos trocam três tacinhas de saquê. A primeira representa o juramento perante Deus, a segunda a gratidão dos noivos aos pais e a última aos parentes.

Como acontece com os vinhos, existe degustação de saquê também. A grande diferença é que ela é levada muito mais a sério. Os degustadores especialistas têm um vocabulário próprio, ele consta de mais ou menos 90 expressões, a maioria desconhecida do público leigo. Durante a degustação não se pode falar em outro assunto a não ser sobre saquê, essa é uma regra fundamental. Outra norma é degustar o destilado de arroz japonês por volta de 10 da manhã, quando o café da manhã já foi digerido e antes do almoço, nunca com a barriga cheia.

Enquanto isso, aqui no Brasil, temos bebido o saquê à nossa maneira, fazemos os deliciosos caipsaquês e outros coquetéis. Mas não se preocupem, os japas também fazem o misturam com outros ingredientes e tipos de bebida. Porém, beba com moderação, em terras brasileiras as piadinhas se você passar da conta com o saquê certamente virão.

Anúncios
 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: