RSS

Lenda japonesa diz que Coelho habita a lua e a deixaria branca

11 jan

Olhe para o céu, é noite de lua cheia é a primeira lua cheia do ano. O que você enxerga na lua? Alguns dizem ser São Jorge com seu dragão, outros que é a face de uma mulher de perfil. Mas estas respostas são ouvidas apenas no lado ocidental da Terra. No Japão, as pessoas afirmam que quem habita a superfície lunar é um coelho. E tem mais, de acordo com uma lenda deles, ele é o responsável pela cor branca dela.

O coelhinho, que lá não é da páscoa, passaria os dias batendo mochi (massa feita de arroz) em um pilão, tudo branquinho.Na Coréia existe uma versão da lenda semelhante, inclusive a tradução da palavra “daltokki”, que dá nome a esse animal significa literamente “coelho da Lua” em coreano.

Uma outra lenda, essa de origem budista, conta que na Lua morava um velhinho que resolveu vir à Terra para descobrir qual animal era mais generoso: a raposa, o macaco ou o coelho. Ele se disfarçou de mendigo e pediu comida. Apenas o coelho não conseguiu achar alimento para ele, então o animalzinho disse que daria a própria carne para ele comer. Admirado, o velhinho impediu o coelho de se atirar em uma fogueira e o levou para a lua.Segundo a lenda, os dois podem ser vistos quando a lua está mais brilhante.

Fonte: Made in Japan

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em janeiro 11, 2012 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: