RSS

Culinária japonesa: um doce para a saúde

04 jan

Tudo indica que os ocidentais têm muito o que aprender com os orientais mesmo, principalmente quando o assunto é comida. Enquanto no Brasil os doces são condenados, no Japão eles são considerados saudáveis, pois são feitos, principalmente, com ingredientes naturais. 

 Os doces do Japão, ou melhor, os Wagashi, possuem leguminosas (feijão azuki, soja), grãos (arroz para mochi, farinha de arroz, trigo), batatas, sementes de gergelim e algas (kanten), todos ricos em proteínas vegetais e com pouca gordura de origem animalO principal ingrediente utilizado na fabricação dos doces, o anko, é uma geléia de feijão que possui alto valor nutricional, sendo uma boa fonte de proteínas, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Importante lembrar também que ela é rica em fibras alimentares, atuantes na melhora do trânsito intestinal e diminuição da absorção de gorduras.

Apesar de deliciosos, nutritivos e muito tradicionais na terra do sol nascente, os doces só começaram a incorporar o cardápio japonês com o surgimento da cultura de cereais. Antes, o sabor adocicado ficava por conta dos frutos. Além de saudável, os Wagashi são verdadeiras obras de arte, pois a aparência deles é muito artística e criativa que lembra as artes de origami dobradura de papel. Esses doces são considerados um dos símbolos da beleza nipônica, um representante da delicadeza e alta qualidade da culinária japonesa.

Anúncios
 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: