RSS

Biscoito da sorte: de estratégia de guerra à tradição

26 dez
Se o que vem escrito naqueles papeizinhos dentro dos biscoitos da sorte trarão bons agouros nós não sabemos. O certo é que estas mensagens enviadas pelos chineses já renderam grandes conquistas para a China. Há oitocentos anos aproximadamente, elas fizeram parte de uma estratégia de guerra responsável pela recuperação do território chinês tomado, até então, pelos terríveis mongóis.
 
Depois de mais de um século de domínio, os chineses traçaram uma estratégia de ataque perfeita. No entanto, como transmiti-la aos inúmeros exércitos espalhados pela China sem que ela caísse na mão dos mongóis? Na época existia um doce, o bolo de lua, que os inimigos dos chineses detestavam. A solução encontrada foi escrever mensagens com a estratégia e colocá-las dentro do bolo.
O ataque foi certeiro, a China voltou a ter o território original. Assim, para comemorar a vitória histórica, os chineses passaram a trocar mensagens de felicitação da mesma forma que na batalha final com os mongóis. No início, eram os bolinhos da vitória,  com o tempo eles foram substituídos pelos biscoitos da sorte, como conhecemos hoje.
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 26, 2011 em Cultura Oriental

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: