RSS

Aniversário do Imperador: o evento mais importante do Japão

16 dez
Assim como acontece no ocidente, dezembro é tempo de celebrar um nascimento muito importante no Japão: do Imperador Akihito, dia 23. Esse dia é feriado nacional no Japão. A tradição de celebrar o aniversário do soberano máximo da Terra do Sol Nascente existe porque os japoneses consideram o Imperador um mediador entre Deus e os homens. A própria tradução do termo em japonês: Ten-nou= o rei divino, mostra esta relação.

Sua Majestade e a esposa, Michiko

Apesar de o Imperador ter um papel meramente simbólico e de limitar seu cargo a sancionar nomeações oficiais, Akhito é um verdadeiro diplomata. Conhecido por ser mais pacífico do que o antecessor, seu pai, ele aproximou a família imperial dos japoneses e o Japão dos antigos rivais, como Rússia e China.

Segundo uma pesquisa feita pelos japoneses, 81% dos nipônicos consideram que o Imperador está cumprindo seu papel como símbolo da unidade da nação.

No próximo dia 23 de dezembro, sua majestade, como é chamado, deve aparecer na sacada do Palácio Imperial, em Tóquio, ao lado de alguns familiares e, em rápidas palavras, agradecer as manifestações de carinho dos súditos. Ano passado cerca de onze mil pessoas foram saudar o Imperador. Neste ano não deve ser diferente,  milhares de japoneses devem sair as ruas, para celebrar o 78º aniversário do soberano Akhito e com um grito de viva, ou melhor, Banzai!
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 16, 2011 em Comemoração, Cultura Oriental

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: