RSS

Natal japonês: festa para poucas pessoas

02 dez

O Natal no Japão é um evento recente e passou a ser comemorado apenas em 1980. Com tradições bem diferentes do Ocidente, a festa principal no final do ano japonês é o Réveillon. Para se ter uma ideia das diferenças, para as crianças japonesas Papai Noel é um velhinho que coloca os maus meninos no saco, como se fosse o Homem do Saco brasileiro.

Quando o Natal chegou no Japão, ele era um misto de Dia dos Namorados com Ano Novo. Isso porque era preciso estar em um lugar especial, com a pessoa amada e trocar presentes. A comemoração incluía também jantares caríssimos e noites em hotéis luxuosos, o que podia custar todo o salário de um mês de um jovem trabalhador.

No entanto, por causa da desaceleração da economia no país isso mudou. Uma pesquisa recente mostra que mais de 60% dos japoneses costuma passar o Natal em casa ou na casa de amigos, em uma comemoração mais informal. Assim, várias festinhas acontecem nessa época do ano e, como as casas japonesas são pequenas, os convidados restringem-se a 4 ou 5.

Todas essas diferenças são justificadas pelo fato de que apenas 1% dos japoneses são católicos. Atualmente, o momento tem ganhado mais importância, pois o atual imperador faz aniversário no dia 23 de dezembro e é tradição no país que a data de nascimento do soberano torne-se feriado nacional.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 2, 2011 em Comemoração, Cultura Oriental

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: