RSS

Peixe gigante causaria terremotos no Japão

04 out

Não é novidade para ninguém dizer que os terremotos são um dos maiores problemas no Japão. Em um único fim de semana já foram registrados mais de 200 terremotos de intensidade leve ou moderada. O número assusta, mas para os nipônicos isso é normal.

De acordo com os geólogos, as explicações para tantos tremores é a movimentação das placas tectônicas. Porém, há muitos japoneses que crêem que é um peixe gigante, o Namazu, que vive no fundo do mar o responsável pelos terremotos. Reza a lenda que apenas o deus Kashima é capaz de controlar o Namazu. Para isso ele colocaria uma grande pedra sobre a cabeça dele. Porém, quando esse Deus descansa o grande peixe escapa e o seu movimento provocaria o terremoto.

Podemos dizer então que o Namazu é um símbolo negativo, de destruição? Não é bem assim. A figura do peixe já foi e ainda é usada como metáfora da redistribuição de renda. Isso porque após os terríveis tremores os mais ricos dividem seus bens com quem tem menos. Além disso, o Namazu aparece até em amuletos para proteção contra catástrofes. Ele também está presente em placas de sinalização referentes à prevenção de acidentes.

Lendas a parte, o que desejamos é que o povo japonês sofra cada vez menos com esses desastres naturais. Afinal, um país que criou tanta coisa deliciosa e interessante merece viver em paz!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 4, 2011 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: