RSS

Conheça as inusitadas superstições japonesas

15 set

Um inocente passarinho que decide fazer cocô na sua cabeça estraga o dia, não é mesmo? Não para os japoneses. Esse desagradável incidente é considerado sinal de sorte pelos orientais. Achou estranho? Existem mais superstições japonesas que podem não soar muito bem para nós, ocidentais.

Do outro lado do mundo há uma crença que diz que pele de cobra dá sorte. Assim, se encontrar uma serpente no meio do caminho, a recomendação é que a pessoa guarde a pele dela na carteira. Por mais pavor que você tenha de aranha nem pense em matar uma a noite ou perderá todo o seu dinheiro. Cortar a unha no período noturno também é sinal de mau agouro, os japoneses acreditam que a pessoa que fizer isso não verá os pais quando eles morrerem. Outra precaução pelo bem do seu pai e da sua mãe é com o carro funerário. Quando ver um automóvel desse tipo esconda o polegar, caso contrário acontecerá algo ruim com eles.

Outra superstição forte, porém mais compreensível, é com os números. Não se assuste se chegar em um hotel japonês ou hospital e não encontrar os quartos 4 e 9. A pronúncia desses números coincidem com as palavras morte (4 – shi) e sofrimento(9 – Ku de kurishimi) , respectivamente.

Espetar a comida com hashi, passá-lo de uma pessoa para outra ou batê-lo no prato, atrai maus fluidos e é considerado até mesmo falta de educação. Isso porque esses procedimentos fazem parte de rituais fúnebres. Os parentes do morto utilizam os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros, após a cremação. Cravá-lo na tigela de arroz só é aceitável para deixar o alimento como oferenda para o morto.

Fonte: http://www.japaoemfoco.com/

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 15, 2011 em Cultura Oriental

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: