RSS

Cores da saúde nos pratos orientais

31 ago

Mais do que tornar a refeição atraente, as cores da culinária oriental são um prato cheio para a saúde. O colorido dos alimentos, comuns nesses pratos, indica a presença de substâncias importantes para o organismo. Quanto mais cores, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional.

Outra vantagem das cores da culinária oriental é que nenhum grupo de alimentos fica de fora do prato. Assim é permitido comer de tudo, sem sacrificar nada. Além disso, como a questão é a variedade e não a quantidade, o resultado é um prato equilibrado e leve. Isso porque para montar a refeição é preciso colocar mais tipos de alimentos em menor quantidade.

Antes de escolher o que vai comer da próxima vez, conheça os seis grupos de cores dos alimentos:

Amarelo-alaranjado

O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.

Verde

O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um possível energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

Vermelho

O vermelho é consequência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla, com efeito, antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.

Preto ou Roxo

Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia.

Marrom ou Bege

Além das fibras, os alimentos deste grupo fornecem uma grande diversidade de vitaminas e minerais, fundamentais para o equilíbrio e regulação do organismo como um todo.

Agora é só passar no Kiboo e montar seu prato. Tanto o self-service no horário do almoço, quanto os pratos à la carte, oferecem opções, saudáveis, nutritivas e bastante coloridas!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 31, 2011 em Curiosidades da culinária

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: