RSS

Hashi: palitinhos, pauzinhos e afins

13 jul

Para os que nunca ouviram falar e para aqueles que acham que já ouviram mas não sabem o que significa, o termo japonês hashi refere-se aos famosos “palitinhos japoneses”. Normalmente feitos de bambu ou madeira, e utilizados em praticamente todas as culturas asiáticas, o hashi surgiu pelo menos cinco mil anos antes do nosso conhecido garfo. Utilizá-lo não é uma tarefa fácil para algumas pessoas, mas não exige muito mistério. Veja algumas dicas e saiba como acertar na próxima vez que você for saborear um prato oriental.

1. O hashi deve ser segurado de sua metade para cima e nunca no começo: isso dificulta o movimento e diminui sua habilidade em manipular os pauzinhos. Se você não tem habilidade alguma, acredite, segurar o hashi perto da ponta mais fina não o ajudará a melhorá-la.

2. Nunca espete o hashi na vertical, nem passe a comida de hashi em hashi. Ambos os gestos estão relacionados a cerimônias fúnebres e rituais religiosos, e isso, definitivamente, não é algo que gostaríamos de lembrar em um momento de descontração.

3. Não cruze os pauzinhos. Quando não estiver usando-os ou quando tiver terminado de comer, deposite o hashi em paralelo ao balcão, no suporte apropriado (oki). Se não houver oki, pode-se usar o próprio invólucro de papel, dobrado.

4. Lembre-se: o hashi é um talher e deve ser utilizado apenas para apanhar a comida. Não utilize os pauzinhos para apontar pessoas, objetos ou movimentar pratos e tigelas. Além disso, gesticular com o hashi nas mãos ou balançá-lo no ar também é bastante deselegante segundo a cultura oriental.

Fonte de referência: http://www.mestresdosushi.com.br/materias.jsp

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 13, 2011 em Cultura Oriental

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: