RSS

Porque a culinária oriental faz bem à saúde?

07 jul

 Nos últimos anos, a comida japonesa ganhou destaque no Brasil. Os apreciadores desta culinária são atraídos por seu sabor único e pelo fato de vislumbrarem nesta alimentação, considerada saudável, uma fonte para manter a boa forma. Basta observar a população do Japão e perceber que a obesidade é rara entre eles! Isto sem falar na expectativa de vida das japonesas, que é de 86 anos, a mais elevada do mundo, frente a 72,7 das brasileiras, segundo o IBGE.

Sabiamente os japoneses transformam a refeição em um momento mágico! Há uma preocupação com a estética e com o sabor dos alimentos, os pratos são servidos com cores e formas variadas, além de manter uma harmonia entre o sabor natural e a energia de cada ingrediente.

O peixe cru virou símbolo dessa culinária. Salmão e atum (dentre tantos outros) não podem faltar na mesa de um delicioso jantar japonês. Rico em proteínas de fácil digestão, os peixes oferecem aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso organismo precisa e não consegue produzir, além de serem ricos em ácidos graxos poliinsaturados, conhecidos como ômega 3, e minerais como o cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro e zinco.

Mas não são somente os peixes crus que tornam a comida japonesa saudável. A soja, amplamente utilizada na preparação do tofu e do missô, é outra fonte de proteínas e ácidos graxos poliinsaturados, além de fornecer minerais e vitaminas do complexo B.

Não podemos deixar de citar, a contribuição do arroz que supre nossas necessidades de carboidratos, essencial para qualquer dieta. Além das algas, do chá-verde e do shitake, fontes naturais de substâncias antioxidantes.

E para completar as necessidades nutricionais, podemos contar com os legumes. Na culinária japonesa, geralmente, os legumes são pouco cozidos (al dente) para preservar o sabor característico e isto contribui para garantir a textura (fibras), a cor e os nutrientes desses ingredientes.

Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com.br

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 7, 2011 em Curiosidades da culinária

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: