RSS

Comida japonesa e chinesa. Você sabe a diferença?

16 ago

A gente sabe que é realmente difícil distinguir uma da outra, quase sempre a confusão é certa. Pensando nisso, preparamos um texto bem bacana pra te ajudar. Afinal, nada melhor que aliar a boa gastronomia à cultura dos japoneses e chineses – símbolos de uma sabedoria milenar.

Primeiro é preciso dizer que, apesar da proximidade geográfica, os países possuem grandes diferenças culturais. E a culinária é uma delas. A chinesa, por exemplo, tem nos carboidratos sua fonte principal de nutrientes. Não é à toa que o macarrão nasceu na China. As carnes de porco, frango e frutos do mar também são presentes nos pratos chineses, sempre muito condimentados. As carnes são fritas e assadas e chamam a atenção pela aparência: sempre muito coloridos, com legumes variados como acompanhamento, e preparados com shoyu e temperos, os pratos culminan em uma culinária forte e marcante. Nos doces, as frutas carameladas e o Biscoito da Sorte são alguns dos itens mais populares.

Já a mesa japonesa leva muito peixe e frutos do mar – afinal o Japão é uma ilha, e o arroz não pode faltar, sendo o prato principal de quase todas as refeições. O grão utilizado é de uma variedade diferente da conhecida no Ocidente, o que acaba formando aquele arroz mais ‘”grudadinho”, e com um sabor característico. Também são muito consumidas as verduras e legumes, e os pratos geralmente são crus ou cozidos.

DIFERENÇAS

Para entender um pouco mais as diferenças, listamos alguns pratos mais comuns, com indicação de suas origens. Assim, você pode conhecer quem é quem na culinária dos dois países, por vezes exótica e ao mesmo tempo fascinante.

É DA CHINA

Image

Chop Suey: significa, literalmente, “pedaços misturados”. Feito com carne e legumes, é servido com algum acompanhamento, como o arroz.

Frango Xadrez: feito com cubos de frango, legumes, amendoim e temperos.

Image

 

Tofu: conhecido no Brasil como “queijo de soja”, é um alimento de origem chinesa, mas comum também na culinária japonesa. Pode ser comido puro, cru ou cozido, ou ainda acompanhar outros pratos, como as sopas.

 

 

 

 

É DO JAPÃO

Sashimi: um dos pratos japoneses mais famosos é o conhecido “peixe cru”. Consiste em fatias finas de peixe ou frutos do mar, servidos com acompanhamentos como shoyu, gengibre e wasabi (pasta de sabor picante).

Sukiyaki: feito com carnes, ovo, vegetais e macarrão, cozidos em um molho especial.

Tempurá: feito com vegetais ou frutos do mar fritos com uma camada de massa, foi introduzido no Japão por influência portuguesa.

Image

O texto apresentado é apenas uma pequena mostra das diferenças e semelhanças entre esses dois povos, e não param por aqui. Independentemente da origem, bom mesmo é saber que as delícias na culinária japonesa e chinesa estão bem perto de você e o tempo todo – de segunda a segunda, no aconchegante Kiboo Sushi, em Lagoa Santa.

Fontes: China House e redação hagah

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 16, 2012 em Novidades Kiboo

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: